Top 10 Filmes Baseados em Fatos Reais

Aposto que você que está lendo isso já se deparou com casos de filmes de terror que mesmo não parecendo foram baseados ou inspirados em eventos reais, os dois maiores clássicos do cinema de terror O Exorcista e O Massacre da Serra Elétrica por exemplo foram inspirados em eventos reais, não foram completamente baseados nos eventos, apenas inspirados. Nessa postagem vamos falar sobre 10 filmes que foram baseados ou inspirados em fatos reais.

Quadrilha dos Sádicos (1977)
O filme foi inspirado na lenda de Alexander “Sawney” Bean, um escocês do século 15 ou 16 que supostamente liderava um clã de 40 pessoas que matou e comeu mais de 1.000 seres-humanos. Eles viveram em cavernas durante 25 anos antes de ser apanhados e condenados à morte. Sua vida inspirou inúmeras histórias e filmes em todo o mundo, incluindo The Hills Have Eyes e o britânico Raw Meat.

Wolf Creek - Viagem ao Inferno (2005)

O filme teve inspiração em um assassino real que torturou e matou vários turistas na Austrália nos anos 90. O roteiro de Wolf Creek foi escrito inicialmente como um filme ficcional, mas depois foi alterado se baseando em eventos reais que aconteceram nos anos 90. Os personagens e eventos do filme são ficcionais, apenas o assassino e seus métodos foram inspirados em fatos reais.

Eles (2006)

O filme se baseia no caso de um casal austríaco que foi torturado e morto dentro de sua própria casa por um grupo de três adolescentes. Apesar de não ser uma rendição literal do evento, Ils é fiel à natureza brutal do crime, levantando a questão de que “crianças” podem ser capaz de atos inimagináveis de violência apenas por diversão. O filme Francês mostra um casal que é atormentado numa madrugado por um grupo de crianças assassinas.

Enigma do Mal (1981)

O filme se baseia em um caso de 1974, em que os pesquisadores Kerry Gaynor e Barry Taff investigaram um caso de uma mulher chamada Doris Bither, que vivia na Califórnia e contou ser violentada por uma entidade sobrenatural. Os dois dizem ter presenciado objetos se movendo, luzes que flutuavam pela casa e a aparição de uma silhueta humana mas não chegaram a documentar agressões físicas à mulher. Gaynor reportou que os ataques diminuíram quando Bither se mudou da casa.

O Exorcismo de Emily Rose (2005)

Apesar de mudar os nomes e alguns elementos, o filme é inspirado pelo caso da jovem alemã Anneliese Michel que, em 1968, começou a demonstrar sintomas estranhos como paralisia, auto-flagelação e visões. Em 1975, dois padres performam um exorcismo por 10 meses seguidos até Anneliese morrer de fome em julho de 1976. Os pais da menina e os padres foram julgados por homicídio culposo, sendo sentenciados por 6 meses na cadeia. Fotos da menina e uma suposta gravação de áudio podem ser encontrados pela internet.

Psicose (1960)

Quase ninguém sabe que o personagem de Norman Bates em Psicose foi inspirado em Ed Gein, um homem de Wisconsin que foi preso em 1957 por ter cometido dois homicídios e desenterrado os cadáveres de inúmeras outras mulheres que o lembravam de sua mãe morta. Ele esfolou os corpos para fazer abajures, meias e um “traje feminino”, na esperança de se tornar uma mulher. Ele foi considerado louco e passou o resto de sua vida em uma instituição mental.

A Maldição dos Mortos Vivos (1988)

O filme é uma versão “aumentada” de um livro do canadense Wade Davis contando suas experiências com a zumbificação haitiana. Segundo suas anotações, um pó local possuía uma toxina que induzia um estado de “morte” em indivíduos posteriormente ressuscitados através de um transe hipnótico por um “mestre controlador”. Um dos casos mais famosos tratava de um homem que viveu como um zumbi durante dois anos na década de 60. Até hoje, a veracidade destes relatos é discutida.

Fogo no Céu (1993)

Em 1993 foi lançado o filme Fogo no Céu baseado num famoso caso real de abdução. Foi um dos casos mais investigados e debatidos em todo o mundo. Travis Walton desapareceu por um período de 5 dias. 5 testemunhas afirmaram terem visto ele ser abduzido por uma luz estranha. As autoridades desconfiadas das testemunhas realizarão um teste no poligrafo e constatou que a história contada era real. 5 Dias depois Travis voltou completamente perturbado dizendo que de fato foi abduzido. O filme se baseia nos depoimentos reais dos evolvidos.

Terror em Amityville (1979)
Um dos casos mais famosos da América e responsável por uma franquia de filmes de terror de sucesso que já conta com 10 filmes e alguns documentários. O primeiro filme é o único que se baseia diretamente no livro de Jay Arson, onde foi relatado os eventos que aconteceram na casa de Amityville, onde o irmão mais velho da familia Defeo matou a sangue frio toda a família e onde a família Lutz presenciou coisas sobrenaturais. O caso da assombração de Amityville ficou bastante famoso e até hoje é um dos casos de assombração mais lembrados da história.

Mar Aberto (2004)

Em 1998, o casal Tom e Eileen Lonergan desapareceram no mar australiano após um compania de mergulho acidentalmente deixa-los para trás. Levou dois dias para a equipe perceber que os dois haviam sido deixados no mar e, após diversas buscas, os corpos nunca foram encontrados. Pertences encontrados pelo mar não mostram sinais de um ataque por tubarões como no filme.



 

8 Responses to "Top 10 Filmes Baseados em Fatos Reais"

  1. Quando o filme de terror / suspense é baseado em fatos reais sempre fica mais interessante. Muito bom o post Marcelo.

    ResponderExcluir
  2. mauricio filho12/20/2012

    Ótimo post Marcelo, adoro o filme a maldição dos mortos vivos, wolf creek eu vi no cinema acho que no mesmo ano que vi o remake de horror em amytville...qcho wolf creek foda. O exorcismo de Emily Rose acho mediano, de possesão o único filme que fico no cagaço até hoje é o exorcista de 73....Regan é foda...filmes baseados em fatos reais é sempre interessante mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Os únicos que eu não vi foram Enigma do Mal e Mar Aberto, o resto eu conheço e gosto de todos.

    ResponderExcluir
  4. Eles eu achei macabro tb...mas sempre fico puto com aquele final, mancada demais, fdps... Mar Aberto tb naum vi

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/31/2013

    Achei o blog a poucos dias, achei bem útil para se manter informado, seria bom se tivesse uma guia para baixar os filmes, mas de qualquer forma ótimo blog, muito foda.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5/14/2013

    na verdade psicose foi inspirado num livro!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo6/08/2013

    Ai galera, enconttrei esse site hj, entao não sei muito. mas pela resposta sobre baixar, eu baixo meus filmes pelo utorrent, ja bixei vario e os que estao ai em algumas das lista comecei a baixar hj, entao depois direi se são bons ou nao. falow peaple

    ResponderExcluir