10 de setembro de 2013

Doce Vingança 2 (2013)

Em 2010 foi lançado a refilmagem do cultuado A Vingança de Jennifer (I Spit on Your Grave 1978), o filme teve direção de um tal de Steve R. Monroe e boa recepção de público e critica, mesmo que muitos ainda achem inferior ao original. Como é regra em Hollywood, todo filme que faz sucesso ganha uma continuação e assim foi anunciado uma continuação direto para o mercado home video, Doce Vingança 2, reciclando a mesma ideia do primeiro com uma nova roupagem e sem relação com o enredo do primeiro, quase como um remake ou reboot do anterior. A direção da continuação ficou a cargo do mesmo cara que dirigiu o primeiro, o tal de Steve R. Monroe e o roteiro ficou na mão da dupla Thomas H. Fenton (Jogos Mortais 4) e Neil Elman (Sem Saida). O resultado é um filme que vai além do primeiro, mas não consegue ser melhor que ele.

A história dessa continuação é semelhante a do primeiro na estrutura narrativa e no argumento. O filme começa com a personagem principal, Katie (Jemma Dallender) tentando a vida como modelo em Nova York, ela recebe uma proposta para fazer uma sessão de fotos, com alguns fotográfos desconhecidos, que são ditos como os melhores. É  nesta sessão que ela conhece Georgy (Yavor Baharov), Ivan (Joe Absolom de O Jogo dos Espíritos), e Nick (Aleksandar Aleksiev), o trio insiste para que a moça tire a roupa para uma sessão de fotos, dizendo que fazia parte do ensaio, mas a moça se recusa e desiste de fazer o ensaio e vai embora, deixando as fotos lá.

Pouco tempo depois de chegar em casa Georgy (Muito parecido com o personagem retardado, Matt no primeiro filme) aparece batendo na porta, dizendo que queria entregar as fotos e pedir desculpas, Katie aceita as fotos e dispensa o maluco. Ao acordar de madrugada se depara com ele no quarto, Como onde ele entrou no apartamento trancado continua sendo um mistério pra mim! Então, Katie tenta fugir, mas não consegue e ali mesmo é estuprada, depois de perceber o erro que tinha sido feito, Georgy liga pros outros dois e juntos eles drogam e sequestram a moça....

A primeira metade de Doce Vingança 2 é muito corrida, pra quem não lembra o primeiro filme apresentou bem os personagens na primeira metade, nessa continuação não houve o mesmo cuidado. Um exemplo é a cena apresenta o vizinho de Katie, que na tal cena do estupro é morto, após tentar salvar a moça, o filme até tenta passar um drama na morte do cara, mas sem resultado já que o cara era um mero figurante pelo jeito como foi apresentado. Tal cena do estupro e morte é muito parecida com aquela de A Última Casa em que uma das moças é esfaqueada e morre vendo a outra sendo estuprada. É o mesmo caso aqui, só que sem o mesmo impacto.

O roteiro tem lá suas falhas, além daquele que eu comentei que um dos personagens consegue invadir um apartamento trancando e sem sinais de arrombamento, tem também um que chegou a incomodar. Como que a personagem principal foi parar na Bulgária? A única explicação para esses dois furos de roteiro é que, talvez, o tal Georgy seja um teleportador, pode se teleportar para onde quiser. Será que é isso? Pensem comigo: Não dá para ir de Nova York até a Bulgária de carro e não teria como os caras entrarem com ela em um avião, sem serem vistos. Roteiristas, mais atenção ai, acordem!

Lá na Bulgária que a porra toda fica séria. A mocinha aqui sofreu bem mais que a do primeiro filme, chegou a lembrar Martyrs na cena que ela tá completamente impotente ao ser acorrentada, drogada e espancada, o primeiro ficou no estupro e na humilhação, nesse partem também para a tortura física e psicológica. A atriz Jemma Dallender tá muito boa em cena, transmite bem a emoção pela voz, embora tem umas 3 cenas que o tom de voz chega a ser engraçado. Algo que foi melhorando em relação ao primeiro, foi a atuação da atriz nos momentos de vingança, enquanto a do primeiro filme não convencia e parecia apenas fazer justiça, a atriz da continuação demonstra ódio o tempo todo e isso foi bem colocado no filme. 



Há também a inclusão de um policial na história que procura a mocinha enquanto a mesma tá se vingando dos torturadores, isso diminuiu o pouco do impacto das cenas, pois é evidente que vai haver alguma interferência num momento importante da trama. 

Doce Vingança 2 é aquele tipo de continuação que usa todas as formulas e elementos do primeiro, mesmo indo um pouco além do primeiro em alguns aspectos, não consegue ser melhor que o primeiro. Alguns vão considerar melhor por causa de algumas cenas, mas ao todo o filme é quase um repeteco do primeiro.

Obs: O cara que não sentir a dor no saco em uma das cenas de tortura. Atire a primeira Pedra!

Reações:

23 comentários:

  1. Anônimo9/10/2013

    primeiramente o filme é bom e como foi escrito nesta postagem não supera o primeiro filme,,pela brutalidade até que sim,,segundo,,não houve erros no roteiro e nas filmagens,,principalmente no que foi criticado aqui neste post.. principalmente a cena em que o georgy entra na casa da katie,,pois a cámera foca na porta aberta na hora que katie foi jogar o lixo fora,,e em relação a ida de ketie para a bulgária foi explicado mais pra frente no filme que ela foi dentro de uma caixa,,e pode sim muito bem ter ido em um avião sem ser notada,,inclusive foi a mesma caixa em que foi largada para morrem naquele túnel subterráneo..mesma caixa inclusive em que katie se vinga da matriarca da familia,,mulher que fez com que katie voltasse pra casa dos sequestradores logo que ela escapa do cativeiro..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;Furos de roteiro, temos que admitir. Depois de acordar e ver que o cara tá no quarto ela tenta fugir e a porta continua TRANCADA e ninguém sai entrando em aviões com caixas grandes sem mostrar o conteúdo. Se fosse assim havia tráficos nos aeroportos a torta e a direita. São furos de roteiro e furos graves, mas o filme é bom sim!

      Excluir
    2. ela saiu, DEIXOU A PORTA ABERTA pra jogar o lixo, ele entrou(dá pra perceber que a porta está em uma posição diferente de antes),ela voltou e TRANCOU! o cara se escondeu até a noite, enquanto ela dormia. ele tirava as fotos!SIMPLES!

      agora a parte de ela ir p Bulgária também me intrigou

      Excluir
    3. Desculpe, mas ela saiu e DEIXOU A PORTA ABERTA, o cara entrou(pode até perceber que a porta está em posição diferente quando ela volta), ela TRANCA A PORTA quando entra com ele lá DENTRO, ele se esconde até ela dormir e começã a tirar fotos dela

      Excluir
    4. Concordo com o comentário do Marcelo!

      Katie deixa a porta aberta e segue até o fim do corredor enquanto a câmera a foca enquanto ela esta saindo do apartamento e caminhando. Logo não há como Georgy ter entrado pela porta da frente.

      Achei a continuação desnecessária e por incrível que pareça gostei mais da protagonista anterior. hahahahaha!

      Outro detalhe, Georgy levar um tiro de taser na cara e não apagar, puta-que-pariu, aquilo foi foda! hahahaha!

      Apesar das falhas, o filme até diverte, feministas iram amar xD

      Excluir
    5. Anônimo2/04/2014

      Ela deixa a porta aberta e ele estava escondido e mostra isso no filme ela deixando a porta aberta e é nessa hora que ele entra affs é só prestar atençao o filme é muito bom e nao vi nenhuma falha.

      Excluir
  2. Filme é bom!
    Contanto com alguns erros...rsrs
    Mas legal!
    abraço de www.centralcaixas.com arte em mdf!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9/22/2013

    Katia
    Muito bom!!! Melhor momento quando ela estoura as bolinhas do algoz!!!

    ResponderExcluir
  4. Acho que o único furo foi ela ter ido pra Bulgária dentro de uma caixa, pois o primeiro furo que foi citado no texto, do "vizinho" que apareceu pra tentar salvar a Kate, é mostrado no filme como o zelador do prédio que ela mora, que tbm mora no prédio. Inclusive, tem uma parte que ela chega ao prédio e ele está tentando matar um rato e a Kate faz uma armadilha para capturar o roedor, onde ela utiliza este mesmo princípio para capturar o Nick. No segundo furo citado, como outros já falaram aqui, o cara entrou enquanto ela foi jogar o lixo, é tanto que a câmera filma bem quando ela deixa a porta aberta para sair e depois quando ela volta, como o Nick é meio perturbado (dá pra notar isso no filme quando ele fica olhando as fotos dela no PC dele), ele fica vigiando-a e quando ela dá essa vacilada ele entra no ap dela e fica esperando ela dormir, simples!

    ResponderExcluir
  5. É difícil uma continuação superar seu antecessor, mas esse filme conseguiu. Além de ser mais intenso, Doce Vingança 2 é mais desenvolvido e traz um final mais satisfatório.

    No primeiro filme, a mina é estuprada e depois vai se vingar dos caras, ok, mas não mostra ela se recuperando para sentirmos ainda mais a sua raiva, ela simplesmente mata e nós comemoramos, depois o filme acaba deixando a impressão de que a personagem morreu por dentro e voltou a si apenas para se vingar, ou seja, não tem mais rumo; já no segundo a nova vítima tem mais espaço para nos passar a sensação de estar, realmente, pensando em fazer algo cruel, mas necessário para se sentir melhor! Conseguir passar essa emoção é o maior diferencial dessa continuação, juntamente com o destino da personagem, que parece seguir em frente depois de se vingar, ou seja, ela não é alguém que apenas morreu por dentro, mas sim, alguém que conseguiu ressurgir.

    Doce Vingança 2 arriscou e acertou, pois pegou os elementos que deram certo no seu antecessor e explorou-os de tal forma que deixou tudo ainda mais interessante.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo12/22/2013

    Porta aberta, porta fechada...blá, blá, blá. O fato é que este filme foi um lixo se comparado ao primeiro. Passei 3/4 do filme assistindo uma pessoa fraca ser torturada, para do nada se tornar a chucknoris... Depois de tanto tempo esperando a vingança, quando esta veio foi completamente medíocre. Ela teve o sofrimento delongado demais, para q? Para no final nem ter se vingado por completo, com aquele policial intrometido. Se vingou rápido de mais, muito foco nas frases dos caras e não em seus atos. Roteiro fraco, cheio de falhas eu um final poooooodre. Se não tiver nada mais pra fazer....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2/24/2014

      Primeiramente ela era somente 1 vs 5 ela tinha que fazer sua vingança rapido,e aposto que ñ vc maxista ñ faria nem a metade do que ela fez,e sim uma mulher tem muito mais coragem do que um mané cheio de musculo que se diz o tal quando na verdade é um baita froxo do caralho...

      Excluir
  7. tirando as falhas achei, achei muito legal o filme, mas achei as cenas da vingança do primeiro mais forte.
    A parte que ela mata o cara no banheiro, desde quando um cara daquele tamanho não ia conseguir se livrar da guria, ou como ela ia ser levada para Bulgária sem ser notada, aeroportos tem fiscalização de tudo quer tipo (já fizeram eu tirar o sapato pois é kkk) a parte que ele entra no apartamento (a câmera foca o corredor da passagem do apartamento dela impossível ele ter passado ali).
    Mas tirando os erros achei legal e a Jemma Dallender, acho q interpretou legal ><

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no banheiro o cara tava muito drogado. qualquer um fora de si pode poderia ser torturado até por uma criança.
      e quanto ele ter entrado no ap dela, havia um acesso por escadas no meio do corredor. ele entrou em silencio sem que ela percebesse.

      Excluir
    2. Anônimo2/24/2014

      Nem adianta explicar pra esse pessoal que acha que faz melhor...sendo que o unico erro ali seria o sequestro dela se ela tivesse sido levada em um aviãi né?!

      Excluir
  8. VOCÊS NÃO PENSAM NA PROBABILIDADE DE JÁ QUE OS CARAS SÃO DO TRÁFICO DE PESSOAS ELES NÃO TEM UM AVIÃO SOMENTE PARA ELES?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma teoria válida, mas como isso não é mostrado no filme, pode ser considerado furo de roteiro.

      Excluir
  9. Bom artigo!!!!!
    Bom são várias comparações que se pode fazer com o 1°filme e o 2°.O primeiro filme se sai melhor por que já é o primeiro,e é claro que na continuação vai haver fatos relacionado com o primeiro,que seria claro a vingança e as senas de estrupo.Mas o segundo se sai um pouco melhor ao meu ponto de vista,pois no segundo mostrar o que acontece com a personagem após ela ser agredida,mostra como ela consegue se safar da morte e sobreviver para faze sua vingança,esses pontos ñ são mostrados no primeiro filme,simplesmente a Jenifer aparece do nada para se vingar.E o outro ponto é que no final do primeiro filme a personagem acaba se vingando mas porém não mostra oque ela faz após ,já no segundo mostra que a Katie se vinga e após isso tenta voltar para o EUA.
    O segundo filme é bom,só achei mais forte que o segundo pelo fato da personagem estar num pais diferente,e é claro ter sofrido bem mais que a do primeiro,mas mesmo assim as personagens sofrem dos mesmo jeito e se vingam de formas extraordinárias.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o filme. acho que a falha fica so na parte de levarem ela para outro pais.
    Quando ela sai para jogar o lixo da para perceber que no meio do corredor existe um acesso por escadas,ele passou rapido sem ser percebido.
    Na parte do banheiro he facil ela dominar o kra pois afinal ela deu um drink cheio de droga alguns minutos antes, e ele bebeu sem perceber.
    e quanto a comparação com o primeiro filme, q disseram que nao mostraram ela se recuperando, quando ela começa a torturar os kras, ela conta que teve que sobreviver se nao me engano comendo ratos.
    Espero ter ajudado,pois ler os comentários antes de assistir o filme me fez prestar mais atenção a esses grandes detalhes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2/24/2014

      Concordo plenamente,Michell!..

      Excluir
  11. Eu assisti o filme dublado, e durante a sessão de fotos o fotógrafo Ivan diz, ao tentar convencer Katie a posar nua ou como ele disse "mostrar mais a pele", que é comum várias garotas "mostrarem um pouco mais" para conseguirem algo "especialmente na Europa, é NORMAL" ele completa. Dito isto eu compreendi que eles estão em território Europeu e a Bulgária faz parte da mesma, não sou muito bom em Geografia mas pela lógica acredito que daria para chegar lá de carro. Ninguém mais percebeu isto? Ou será erro de dublagem?

    ResponderExcluir
  12. filme muito bom como o primeiro, esse eu senti que foi bem mais violento em relação aos estupros, chega a passar mal quem assiste, a morte dos estupradores foi inferior ao do primeiro, mais o filme ficou dentro das minhas expectativa. recomendo .

    ResponderExcluir
  13. filme muito bom como o primeiro, esse eu senti que foi bem mais violento em relação aos estupros, chega a passar mal quem assiste, a morte dos estupradores foi inferior ao do primeiro, mais o filme ficou dentro das minhas expectativa. recomendo .

    ResponderExcluir