14 de junho de 2015

[Lista] Filmes de Invasão Domiciliar


Um dos subgêneros que vem se alastrando cada vez mais nos filmes de terror é o home invasion ou invasão domiciliar, aqueles filmes em que os assassinos invadem a casa dos protagonistas ou algo do tipo e a história do filme se passa toda assim. Há alguns que conseguem tirar alguma coisa boa do tema, mas outros falham amargamente. Ainda assim, temos ótimos exemplos, e é por isso que quis fazer essa lista com alguns filmes (conhecidos ou não) de terror com home invasions. Só lembrando que a lista não funciona como um Top 10, portanto, os filmes estão distribuídos aleatoriamente, portanto sua posição não indica que ele é melhor do que o anterior. Espero que gostem!



Temos Vagas
(Vacancy, 2006)

Estrelado por Luke Wilson e Kate Beckinsale (a Selene de Anjos da Noite), muitos o conhece. Tem aquele clima e suspense bem SuperCine e é completamente contagiante. Tem cenas muuuito tensas e também tem cenas de perseguições que você fica tipo "Vai, corre, corre logo, ele tá chegando!!!".
"Quando o carro de David (Luke Wilson) e Amy Fox (Kate Beckinsale) quebra em um lugar distante com nada por perto, eles são forçados a passar a noite no único hotel das redondezas. Com apenas a TV para entretê-los, eles descobrem que os filmes de produção barata que estão assistindo foram produzidos no quarto em que estão hospedados. Com câmeras escondidas apontadas para eles, aprisionando-os em quartos e túneis subterrâneos, David e Amy precisam lutar para saírem vivos antes de se tornarem as próximas vítimas."




Você É O Próximo
(You're Next, 2013)

Amado por uns (eu), odiado por outros, Você É O Próximo é o tipo de filme que divide opiniões. Muitos não gostaram do desfecho, ou das atuações. Eu por exemplo, gostei dele como um todo. É muito divertido, tem mortes criativas e cria um suspense muito bom no início do filme, quando não sabemos com o que estamos lidando. Sharni Vinson está incrível como sempre!
"Quando Crispian Davison traz sua nova namorada para celebrar o aniversário de casamento de seus pais, o jantar familiar é destroçado assim que uma gangue de misteriosos assassinos, usando máscaras de animais, começa a caçar a família com precisão brutal. Infelizmente para os matadores, no entanto, uma das vítimas parece guardar um talento secreto e inesperado para reagir à altura."




Eles
(Ils, 2006)

Muitos dizem que foi esse filme que originou Os Estranhos (que veio a ser lançado dois anos depois) mas poucos o conhecem. Eles é um filme francês muito do tenso e que todos deveriam ver. Ele é curto, não enrolando muito na história, e mal utiliza trilha sonora, deixando a coisa toda realista.

"Uma professora e seu marido moram numa casa afastada da cidade. Uma noite, eles são incomodados com barulhos e então percebem que não estão sozinhos no local, quando várias pessoas começam a persegui-los."




Os Estranhos
(The Strangers, 2008)

Não poderia o deixar de fora. O filme é muito mas muito bom e quem não assistiu, assista o quão antes possível! Sério, me lembro que quando o assisti pela primeira vez, ele me deixou muito tenso. Por falar nisso, vou tentar revê-lo esses dias. É sempre bom rever um filme excelente como esse quando o ano não te entrega filmes bons, certo?

"O casal Kristen (Liv Tyler) e James (Scott Speedman) vão passar alguns dias na casa de veraneio da família de James. Porém, na noite em que chegam, três pessoas mascaradas tentam entrar na casa. Aos poucos, o terror vai crescendo na noite, quando Kristen e James são feitos refém dos maníacos."




A Invasora
(A L'Interieur, 2007)

Minha relação com esse filme é de amor e ódio. Toda vez que eu o assisto, eu o recebo de forma diferente. Sabe, da primeira vez que você o assiste, ele te choca, te deixa surpreso e no final de deixa com cara de 'que-porra-é-essa?'. Ainda assim, é um filme bom na medida do possível. E assim como Eles, esse aqui é francês. As atuações são incríveis e a Béatrice Dalle, que interpreta a Invasora, realmente te faz com que fique com ódio dela.

"Na véspera de natal, Sarah, uma jovem fotógrafa grávida e viúva começa a ser aterrorizada por uma mulher desconhecida que ronda sua casa. Após chamar a polícia, a mulher não é encontrada. Porém, quando o carro vai embora, Sarah percebe que a mulher está dentro da casa, querendo matá-la."





Um Clarão nas Trevas
(Wait Until Dark, 1967)

Este aqui está na minha lista de "preciso-ver". A sinopse - e as boas críticas que recebi dele - me deixou completamente envolvido e tenho certeza que irá envolver vocês também. Não sabia da existência dele até há algum tempo atrás. Sugiro que assistam também!
"Susy (Audrey Hepburn), uma mulher recém-casada que perdeu a visão, e seu marido estão em uma viagem de avião quando uma mulher pede que eles segurarem um boneca, para ela poder surpreender sua filha. Na verdade, ela quer evitar que seu parceiro, Harry Roat (Alan Arkin), fique com o brinquedo, que contém uma grande quantidade de drogas escondida dentro dele. Harry descobre a traição e mata a mulher. Agora ele e mais dois criminosos vão atrás do casal para reaver a boneca. Eles descobrem o endereço e tentam se aproveitar da deficiência de Susy."



Mensageiro da Morte / Quando Um Estranho Chama
(When A Stranger Calls, 1979/2006)

A cena inicial de Mensageiro da Morte foi uma das MELHORES cenas que já vi num filme de terror. Nunca fiquei tão assustado e o pior que o assisti sozinho em casa! Mas muitos não sabem que Quando Um Estranho Chama é um remake dele. Eu os considero filmes igualmente medianos. O original começa bem e desanda durante o filme inteiro até chegar no final. Já o remake mantém o ritmo durante o filme inteiro mas é fraco. Portanto, eu vejo um certo equilíbrio. Para quem quiser, também recomendo que assistam Um Estranho à Minha Porta, de 1993, que é uma continuação original do filme de 1979. A cena inicial dele também é incrível!

1979:
"Uma jovem babá (Carol Kane) passa por uma experiência traumática após as crianças das quais cuidava foram assassinadas sobre sua responsabilidade por um maníaco. O detetive John Clifford (Charles Dunning) começa então uma caçada contra o assassino, mesmo depois de anos."

2006:
Para Jill Johnson (Camilla Belle), era o trabalho perfeito de babá. Os pais haviam saído. A geladeira estava cheia. As crianças estavam na cama. Mas então o telefone toca e uma voz sinistra pergunta: Você checou as crianças? Trancada na casa sem luz e com as cortinas fechadas, a deseperada Jill liga para a polícia, que rastreia a ligação - apenas para informá-la que as chamadas são de dentro da casa.



Uma Noite de Crime
(The Purge, 2013)

Esse aqui muitos conhecem. Sincera e particularmente, eu acho ele um saco, prefiro o segundo filme, Uma Noite de Crime: Anarquia, só que não vou citá-lo aqui por que ele não é de home invasion. Enfim, é um filme que faz uma crítica social que fica bem evidente, mas o roteiro é meio fraco (na minha opinião). Tem muita gente que gosta dele, portanto vou colocá-lo aqui no caso de você não ter assistido-o e talvez goste. 
O governo Estados Unidos vê que suas prisões estão cheias demais para novos detentos, então criam uma nova lei permitindo todas as atividades ilegais por 12 horas. Neste período, uma família terá de se proteger de um maníaco.



Dominados Pelo Ódio
(Mother's Day, 2010)

Um filmaço que eu realmente adoro! Infelizmente, o filme saiu aqui no Brasil com o título ridículo desse e ainda foi vendido como filme de ação! Mother's Day tem como seu principal triunfo a Rebecca DeMornay, que está ESPETACULAR no papel da Mãe psicótica! O filme tem ótimas cenas de perseguição, tortura e suspense. Além da Rebecca, ainda tem Jamie King e Briana Evigan!
Três irmãos criminosos coltam para casa... apenas para descobrir que a mãe perdeu a casa por falta de pagamento. No momento que os novos proprietários fazem uma festa, em choque os irmãos invadem a casa tornando todos reféns. Com a chegada da mãe se torna óbvio que ela fará absolutamente tudo para proteger seu lar. Lados serão tomados, segredos serão revelados e os pecados punidos enquanto os reféns tentam sobreviver a pior noite de suas vidas. nem todas as mães são iguais.




Martyrs
(Martyrs, 2008)

Fiquei em dúvida de colocá-lo na lista, mas ainda assim, o filme é em parte um home-invasion. Para mim, o melhor filme de terror da década de 2000. Esse filme francês te deixa chocado do início ao fim e não é com bobeiras não. O filme tem toda uma filosofia por trás e os rumos que ele leva são surpreendentes, você nunca espera. Tem atuações maravilhosas e uma direção incrível! É um filme "must-see"!
Lucie foi sequestrada, torturada e quase morta quando era pequena. Após viver vários anos traumatizada em um orfanato, a moça, junto com sua melhor amiga Anna, vai atrás dos responsáveis. Só que o que começa com vingança, toma um rumo totalmente diferente e chocante.




Angst
(Angst, 1983)

Esse aqui eu conheci enquanto pesquisava coisas pra o artigo e recebi muitas críticas positivas, dizendo que o filme era extremamente realista e perturbador. Achei interessante e sem dúvidas irei conferir.

Recém libertado de uma pena de 10 anos, coloca o pé em liberdade na rua já pensando em colocar em prática os planos que ficou preparando na prisão, e vai atrás de suas novas vítimas.





Static
(Static, 2012)

Ainda não o assisti mas achei a história e o trailer interessante. Além de tudo, tem a Sara Paxton, atriz que gosto bastante! Vou procurar conferir em breve.



Um casal enfrentando problemas conjugais após perder seu filho vêem sua vida ficar ainda mais complicada com uma misteriosa visitante.









A Vingança de Jennifer / Doce Vingança
(I Spit On Your Grave, 1978/2010)

Esse não podia faltar na lista. É sem dúvidas um dos melhores remakes de um filme de terror que Hollywood já fez, assim como o original é bom. É até surpreendente o sucesso que o filme de 2010 fez aqui no Brasil, parece que ele é mais reconhecido por aqui do que lá fora! A sinopse será única pois os dois filmes tem a mesma história.

Uma escritora vai para um a pequena cidade em busca de inspiração, mas lá é vítima de um verdadeiro jogo sádico realizado por um grupo de homens locais. Depois de ser estuprada, humilhada e agredida, Jennifer só quer vingança.
1979:


|

2010:




+++

Vocês conhecem outros filmes de home invasion? Comentem aí!

5 comentários :

  1. Olá estou a procura de um filme muito bom.já vi mas queria ver de novo até hoje não consegui achá de novo. Uma mulher está sozinha em casã. Um cara pedi ajuda pra ela várias vezes falando que seu carro quebrou.ela diz que vai chamar o guimxo .mesmo assim ele continua a bater na porta e falar pra ele deixa ela entra.última vez que ela responde e fala que não vai abrir a porta pra ele entra .ele diz que não está fora da casa e sim dentro .e que está fazendo barulho da batida de porta.ele está dentro camuflado como as paredes da casa.aí comecá a corrida delá tenta fugir dele.se achar por favor me fale

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, kleler. Como vai?

      Esse filme que você falou é o "Um Estranho à Minha Porta" (When a Stranger Calls Back, 1993). É um filme feito pra televisão e na verdade é a sequência de Mensageiro da Morte (When a Stranger Calls, 1979), que está nessa lista aqui.

      Abraços!

      Excluir
  2. Procuro o nome desse filme
    Uma mulher vive isolada dentro de casa a anos ela tem fobia de sair na rua, ela mora com um parente que morre e a deixa herdeira d tudo, assaltantes invadem a casa querendo roubar,mais lá na casa a muitas armadilhas criada pela moça,que o invez de eles meter medo nela e ela que os faz de refém,ela luta pela vida dentro d casa mesmo já que não pode sair pra for ! Qual nome d filme esse filme é novo e de 2015 pra ca

    ResponderExcluir
  3. o filme é de uma mulher que esta recem viuva cuida de seu enteado toma um vinho e sua casa é invadida por bandidos homens e uma mulher ela fica na garagem e pelo celular recebe ajuda de um policial.

    ResponderExcluir