20 de setembro de 2015

[Lista] 8 cenas de abertura de filmes de terror favoritas


por Neto Ribeiro

Nada marca mais a presença de um filme do que uma boa cena de abertura. Sabe, é como um cartão de visitas e ajuda a você a ter uma boa impressão do filme. Além do mais, quando a abertura funciona, ela fica marcada na sua memória e tenho certeza que muitos fãs de filmes de terror tem várias cenas de aberturas como melhores cenas de filmes de terror. Dependendo do filme, a cena pode ser algo simples ou algo grandioso. Em filmes de terror, isso pode variar. Portanto, venho citar minhas 8 cenas de abertura de filmes de terror favoritas. Espero que gostem e comentem as suas lá embaixo!


#8 - Pânico na Floresta (2003)

(Não consegui achar um gif ou vídeo da abertura, portanto peguei esse gif da cena pós créditos do filme).

Sem dúvidas, um dos melhores filmes de slasher dos anos 2000. Pânico na Floresta teve sua reputação manchada pelas incansáveis e péssimas 5 sequências. Lembro da primeira vez que vi esse filme como se fosse ontem e apenas a morte da Carly me marcou mais do que a abertura.  Na abertura do filme, vemos um casal escalando um declive numa floresta aparentemente normal da West Virginia. Enquanto o cara consegue chegar primeiro no topo, a mulher continua subindo, mas não escuta mais resposta do namorado, até pingos de sangue começar a cair.

O corpo dele então é jogado do declive e a corda que a sustentava começa a ser puxada no topo por alguém que não conseguimos ver. Ela então corta a corda para fugir, caindo no chão. Chegando perto do carro, ela não percebe uma linha de arame farpado que a puxa de volta para a floresta. É violenta e não entrega muito do filme ao mesmo tempo, aumentando sua ansiedade para o desenrolar da história. É muito efetiva e sei que muita gente gosta dela como eu gosto!


#7 - Um Estranho À Minha Porta (1993)

Poucos conhecem esse filme que é uma continuação de O Mensageiro da Morte (When A Stranger Calls), o filme que Quando um Estranho Chama refilmou. Lançado em 1993, Um Estranho À Minha Porta (When A Stranger Calls Back) foi feito para a televisão e conta com a volta da grande estrela do filme original, Carol Kane, ajudando Julia, uma garota que há alguns anos foi atormentada por um maníaco enquanto trabalhava de babá.

A cena tem uns 14 minutos e eu particularmente a acho mais tensa que a abertura do original. Eu realmente fiquei roendo as unhas com o suspense construído. Quanto mais a cena se aproximava do clímax, mais assustado eu ficava. E detalhe: eu assisti o filme sozinho em casa, o que aumentou a sensação de insegurança. Apesar do filme no final não satisfaça muito, é ainda uma boa pedida para se ver. Eu recomendo.


#6 - Extermínio 2 (2007)

Mais uma abertura incrível! Seguindo a linha do excelente primeiro filme de 2002, Extermínio 2 (que é mais foda do que o primeiro) começa com um grupo de sobreviventes morando numa casa rural de Londres. A casa é toda protegida e eles vivem "normalmente". Só que então, eles escutam um garoto pedindo ajuda do lado de fora, e o deixam entrar. No entanto, os infectados seguiram o garoto e começam a atacar a casa. A sequência inicial é incrível e tem muitos sustos e perseguições frenéticas de vários infectados num campo aberto. É uma abertura linda de ver!


#5 - O Chamado (2002)

Leia a crítica aqui.

A primeira olhada em Samara atacando no início do remake americano de O Chamado é uma das cenas mais tensas que vi. A ótima direção do Gore Vebinski fez do filme um dos melhores remakes de filmes de terror - se não o melhor. E a abertura contribui bastante para isso. Começando com a lenda contada por uma das garotas, que já te deixa apreensivo e completamente envolvido. Aí logo depois a lenda começa a virar realidade da melhor maneira possível. Enfim, uma ótima abertura!


#4 - O Massacre da Serra Elétrica (1974)

Leia a crítica aqui.

O filme abre logo com a imagem desconfortável de um cadáver putrefato no sol escaldante do Texas. O corpo apodrecido foi retirado do túmulo e colocado em cima dele. Ao fundo, escutamos o som de um rádio falando sobre vandalizações de túmulos que vem acontecendo no Texas. Tudo isso depois de um letreiro nos dar um aviso prévio falando sobre alguns assassinatos que ocorreram no estado e sobre um ataque com a única sobrevivente: Sally Hardesty. Além do mais, o filme é um dos meus favoritos, então...


#3 - Halloween H20 (1998)

Leia a crítica aqui.

Tudo bem, muitos irão perguntar, por quê a do H20 e não a do original? Tudo bem, primeiro por que a lista é pessoal e eu realmente gosto do H20. É um filme incrível que conseguiu trazer todo o clima do filme original 20 anos depois e é tão nostálgico! Acho essa cena de abertura um ótimo cartão de visitas para os fãs do original.

Nela, vemos Haddonfield, 20 anos depois do massacre de Halloween de 1978. Marion, a ex-enfermeira que ajudou o Dr. Loomis a capturar Michael nos primeiros filmes volta para sua casa após um dia de trabalho, encontrando-a toda bagunçada. Com medo de que fosse um ladrão, ela chama os adolescentes vizinhos para olhar a casa enquanto a polícia não chega. Só que depois de vários mal-entendidos que não vou citar aqui, Marion acaba descobrindo que foi Michael que invadiu sua casa - procurando arquivos que mostrasse onde Lauren Strode (Jamie Lee Curtis) estaria - quando fica cara a cara com ele.


#2 - Olhos Famintos 2 (2003)

Leia a crítica aqui.

Uma palavra resume a abertura dessa sequência do clássico de 2001: Fenomenal. É um tipo de abertura que te marca, principalmente se você a viu na sua infância. Vê a Criatura sequestrando o garoto no milharal e, antes disso, se passar de espantalho... Além disso, a fotografia da cena é foda. A duologia Olhos Famintos é uma franquia única, original e clássica - até por que todos já assistiram.


#1 - Pânico (1996)

Leia a crítica aqui.

Na boa, até quem não curte o filme tem que admitir que a abertura do clássico do mestre Wes Craven é mais que memorável. Drew Barrymore sendo perseguida por 12 minutos e sendo estripada no final vai ficar na história. Na verdade, já está na história. Nunca fiquei tão tenso assistindo a uma cena que nem fiquei com essa. A acidez do diálogo entre Casey e o assassino, o mistério de não saber quem está no outro lado e a realidade da cena constrói uma abertura genial.

A série Scream baseada nos filmes até tentou reconstruir a cena com elementos atuais e com a atriz Bella Thorne assumindo o papel de Casey, mas falhou para valer. Não houve suspense, nem perseguição dita, apenas uma facada nas costas e a garganta cortada. Foi tudo rápido demais e decepcionou para valer.

+ + +

E vocês? Quais são suas cenas de abertura favoritas?

Postar um comentário