19 de setembro de 2015

Crítica: Mal Intencionados (2015)


Aviso: Este post contém alguns spoilers sobre o filme.

Acabei de ver Mal Intencionados (Hellions) e não sei o que pensar. Era um dos filmes mais esperados do ano por mim e não sei dizer se eu gostei ou não. Em partes, o filme cumpriu o que havia prometido. Em outras, não foi como eu esperava. Pude perceber que é um filme cheio de metáforas, mas nem sempre um filme de horror que utiliza metáforas para construir uma história é bem conduzido.

Se Hellions traz algo novo? Sim, de uma certa forma. Além de reutilizar alguns conceitos já conhecidos em outros filmes, o filme canadense consegue inovar em construir uma trama que é inquietante. A história do filme traz Dora (Chloe Rose), uma adolescente de 17 anos que descobre estar grávida no dia de Halloween.

Desconsolada, a jovem não sabe se conta para sua mãe e seu namorado, Jace. Convencida pela mãe a ir a uma festa com os amigos, Dora decide contar a seu namorado enquanto o espera só em casa. Aos poucos, vai escurecendo e nada de Jace chegar. No entanto, Dora começa a ser incomodada por um grupo de crianças estranhas mascaradas que chegam pedindo doces em sua porta.


Aos poucos, as crianças se revelam violentas e de alguma forma sabem que Dora está grávida. Não demora muito para Dora descobrir que as crianças estão atrás de seu bebê. Agora, a jovem terá que se virar para sobreviver enquanto as crianças demoníacas invadem sua casa e a perseguem na noite de Halloween.

O primeiro ponto que se nota no filme é a fotografia - que faz parte da história do filme. A partir do momento em que anoitece, a iluminação adquire um tom mais rosado e continua assim até perto do fim. Isso por que, como é comentado levemente no início do filme, a noite de Halloween em que o a história se passa é noite de Lua de Sangue (um fenômeno lunar em que a lua fica com tom avermelhado). Achei que isso dá um toque original no filme.


A direção de Bruce McDonald (Pontypool) é um ponto forte no filme. Ele realmente sabe como conduzir e pude perceber isso em Pontypool. Uma pena que os roteiros às vezes não ajudam muito. Outra coisa que vale ressaltar é a trilha sonora, composta por um coral de crianças, em grande parte gritando "Blood for baby". É bem arrepiante e contribuiu para grande parte do clima do filme.

No entanto, o que fez o filme cair foi o roteiro. Acho que até os 30 minutos, eu estava totalmente tenso e imerso na história do filme. Aquelas risadinhas das crianças são sinistras! Mas então, percebi que o filme não soube muito bem como conduzir a história da "mocinha tentando sobreviver à invasores" e então, comecei a ficar decepcionado. Fui logo percebendo que o filme estava indo para um caminho diferente do que imaginei.


Assim como tem cenas muito bem feitas e tensas (como a cena em que Dora vê a cabeça do namorado no saco), o terceiro ato do filme se torna uma bagunça ao meu ver e ficou uma enrolação (nada muito descarado), mas pareciam que estavam tentando completar os 80 minutos de filme e inventaram um desfecho que lembrou filmes de A Hora do Pesadelo.

Quando os créditos sobem, você logo pensa que tipo de rumo que a história levou. Estava Dora o tempo todo alucinando por que não sabia como lidar com a gravidez? Talvez, é o caminho mais provável. No caso tudo foi um tipo de metáfora, e realmente não gostei do roteiro ter usado a metáfora. Hellions poderia ter resultado num grandioso filme de suspense e violento com crianças demônias perseguindo Dora, o que me teria feito muito feliz. Mas realmente depende do espectador, se irá gostar do método que o filme usou no final ou não.


Por fim, posso me dizer que me decepcionei um pouco com o filme. Eu realmente esperava muito do filme e ele seguiu por um caminho diferente. É uma pena, pois tinha o potencial de ser um dos melhores filmes do ano com a premissa que tinha. Fiquei vidrado na tela nos primeiros 30 minutos mas quando percebi que não seria o filme que eu queria ver, me desapontei um pouco. Se não tivesse um roteiro que se preocupasse em tantas metáforas e seguisse o caminho mais clichê, teria ficado melhor. Às vezes um clichê cai bem.

por Neto Ribeiro




Description: Nada original mas divertido. Rating: 2 out of 5

21 comentários :

  1. "O primeiro ponto que se nota no FILME é a fotografia do FILME - que faz parte da história do FILME. A partir do momento em que anoitece, a iluminação do FILME adquire um tom mais rosado e continua assim até perto do FILME. Isso por que, como é comentado levemente no início do FILME, a noite de Halloween em que o FILME se passa é noite de Lua de Sangue (um fenômeno lunar em que a lua fica com tom avermelhado). Achei que isso dá um toque original no FILME." - Acho que nunca li a palavra FILME tantas vezes em um único parágrafo. Usar sinônimos e palavras similares, ou até mesmo ocultar a palavra onde couber é interessante. Outro ponto que notei nas críticas daqui é que se você não tiver visto o filme você acaba lendo grandes spoilers sem aviso prévio. Não vi este ainda, mas ao terminar de ler a crítica eu já sei exatamente o que esperar e até como será o final. Dá pra fazer boas críticas sem entregar muito, focando em aspectos técnicos e se limitando à sinopse do mesmo. Gostei do site, mas as críticas não muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, desculpa pelo incômodo, geralmente eu coloco aviso de spoilers no início e acho que me esqueci nesse. Mas também, geralmente, algumas críticas aqui são feitas direcionadas pra aqueles que já viram o filme. Acima de tudo - e novamente, desculpa pelo incômodo. Quanto ao FILME, ri muito aqui percebendo, valeu pela ressalva.

      Excluir
  2. Foi um Pesadelo Infindável; pois quando se encontrava no final a sussurrante e diabolicamente meiga voz inexorável permanece ali.............................................................!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/08/2017

    Filme ridiculo.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4/11/2017

    Gente da medo?

    ResponderExcluir
  5. Tô sem palavras pra descrever o filme, mas juro que perdi 1:20h dá minha vida vendo esse filme.. por favor não assistam!

    ResponderExcluir
  6. Filme muuuito ruim!
    Podre, o pior filme que vi nos últimos 10 anos.

    Bom, era de se esperar, um filme premiado nesses festivais mequetrefe...
    Beleza oculta extremamente criticado e essa porcaria premiada, vai entender...

    ResponderExcluir
  7. Um vestido onde a mancha da mão de sangue aparece e desaparece constantemente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkk, tb percebi isso.

      Excluir
    2. Se fosse só isso kkk o comprimento do vestido tbm muda e eu fiquei tipo, pq essa garota iria pra uma festa de tênis? Fiquei pasma, odiei o filme, nossa que história mais nada a vê

      Excluir
  8. Uma palavra define: lixo!

    ResponderExcluir
  9. O roteiro falha em não dar ao espectador razões obvias, ainda pensei que a lógica do filme seguiria como o jogo Silent Hil em mostrar o crime ao pecador no final!
    No meu ponto de vista as crianças demoníacas do Halloween poderiam ser espíritos presos no limbo, enquanto a mãe luta para impedir que a alma do bebê não fosse levada, depois do arrependimento de tentar abortar o filho com comprimidos que ocasionou um coma profundo ficando presa nesse universo macabro! O que explicaria os ponteiros do relógio girando rapidamente a imprecisão do tempo de gestação que ocorrera. A cena final deveria ser a escolha da mãe em opinar pela alma do bebê ou pela dela, arrependida e optando pelo filho, cortariam para o hospital com a moça morrendo durante a cesária e o bebê nascendo.
    A alma da mãe apareceria no quarto e depois sumiria em direção a luz (no estilo Ghost), pronto maldição quebrada! Roteiro com sentido lógico! Telespectadores felizes!

    ResponderExcluir
  10. alguem poderia me passar o nome das musicas que componhem a trilha sonora do filme? muito grata

    ResponderExcluir
  11. Vim pesquisar algo sobre o filme pq fiquei tipo, não pode ser, acabou? Será que não percebi algo? Gente do céu esse foi o pior filme que assisti na vida, to revoltada kkkk

    ResponderExcluir
  12. Que porcaria o final, não entendi nada. Aliás pra mim nem final teve.

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus estava eu assistindo o filme empolgada pelo final para descobrir o que realmente havia acontecido com Dora,se era alucinações ou a maconha? Kkkkk

    ResponderExcluir
  14. Eu não entendi o fim desse filme
    Odiei e um lixo esse filme muito mal feito

    ResponderExcluir
  15. Só eu que esperava um final feliz hj as 1:35 da magrugada 12 07 2017 perdi meu tempo TB e vim atrás de entendimento e to vendo que ninguém entendeu ? Se alguem entendeu explica ai!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo7/28/2017

    É simples, o filme é apenas alucinações da personagem (poderia ser drogas ou não), pois ela simplesmente não quis ter um bebê e tv desesperada.

    ResponderExcluir
  17. Cara.... Kkkkkk acabei de assistir o filme. Que bostaaaaa!
    Muito não feito.
    E aquela mancha da mão no vestido que aparece e some a cada cena????
    Não percam seu tempo assistindo.

    ResponderExcluir