2 de maio de 2016

[Lista] 8 filmes de terror com finais pessimistas!


Às vezes, quando só queremos passar o tempo, escolhemos ver um filme de terror pra se divertir, tudo normal até aí. Só que tem sempre aqueles filmes com os ditos "finais-felas-da-pota" que só servem pra te deixar depressivo, se perguntando "Por quê?". Muitos gostam de finais pessimistas. Eu sou um desses, dependendo do final, claro. Mas tem gente que fica fula da vida e acaba odiando o filme. Portanto, separei 8 filmes de terror com finais que te deixarão putos.

Ah, vou colocar só por precaução, pra não virem reclamar depois.
É ÓBVIO que tem spoilers sobre os filmes.

Sem Saída
Eden Lake, 2008
Filme britânico lançado direto em DVD por aqui pela PlayArte mas que muitos desconhecem a existência. No elenco tem o Magneto (Michael Fassbender), antes de virar ator de Hollywood. A história acompanha um casal que é atormentado por um grupo de adolescentes psicóticos, após resolverem passar o final de semana em um lago.

Durante o filme inteiro vemos a protagonista interpretada por Kelly Reilly tentando se salvar, mesmo com o marido todo machucado. Em certo ponto, próximo ao final, os garotos matam o marido mas ela escapa e acaba matando um dos garotos (talvez o mais novo deles, que devia ter uns 13 anos). No final do filme ela consegue voltar à cidade e vai parar numa casa onde está tendo uma festa entre famílias. Mal sabia ela que as famílias na casa era a dos garotos, que ao descobrir da morte de um deles, resolve se vingar, matando a protagonista. Um belo soco no estômago.

A Invasora
À L'Interieur, 2007
Filme francês na área, já pode se esperar um desfecho bem nojentinho para te deixar para baixo. Esse vai no mesmo caminho. Na história, uma viúva grávida está sozinha em casa na véspera de Natal e começa a ser perturbada por uma mulher psicótica, que faz de tudo para matá-la. No final, depois de muito, muito sangue, a grávida acaba morrendo e a mulher arranca o bebê da barriga dela, abrindo com uma tesoura.

Abram o olho que tá vindo remake americano do filme aí, então já se pode esperar um final mais feliz para a protagonista, rs.

O Homem de Palha
The Wicker Man, 1973
Esse filme é um não muito lá conhecido mas extremamente competente, para quem curte filmes cheio de simbolismo e ótimos diálogos. Realmente, é um finalzinho bem escroto e eu vi ele sendo reproduzido no remake sacana de Nicolas Cage, O Sacrifício (2006). O filme acompanha um policial que viaja até uma ilha para investigar o desaparecimento de uma garota.

A galera lá da ilha é bem estranha, mas o cara não imaginava que fosse uma seita. Ele logo desconfia que o povo estava escondendo a garota para fazer um sacrifício, mas quando percebe o seu erro, é tarde demais. A garota na verdade faz parte da seita e quem vai ser a vítima do sacrifício é o policial. No final, o cara morre queimado numa grande estátua de palha, em oferenda ao Deus do Sol, cultuado pelo povo da ilha.

O Orfanato
El Orfanato, 2008
Essa película espanhola produzida por Guillermo Del Toro é um ótimo suspense e o final é um balde de água fria na cara de quem assiste. Na moral, fiquei muito pra baixo depois que vi o filme. Na história, uma mulher compra o orfanato que viveu quando era criança e leva seu marido e seu filho pequeno, com os planos de reabri-lo.

Um belo dia, o garoto some, durante a festa de reinauguração do lugar. A mulher fica depressiva mas não desiste de procurar o seu filho. O final é um tapa na cara, tanto para a protagonista, quanto para nós, por que descobrimos que o garoto não sumiu, pelo menos não literalmente. O garoto estava o tempo todo trancado no porão do lugar. E, choquem, quem o trancou foi ela, acidentalmente, no dia da festa. O menino tinha diabetes e morreu pela falta de insulina. Fula da vida, a mulher vai e suicida, para ficar com o filho no plano espiritual. Seria lindo se não fosse trágico.

Martyrs
Martyrs, 2008
Outro filme francês na lista, esse aqui é considerado um dos melhores filmes de terror da década (por muitos considerado O melhor). A história mostra uma jovem que resolve procurar os responsáveis pelo seu sequestro quando era menor. Ao achar, ela mata uma família inteira e pede ajuda à sua melhor amiga, que cresceu com ela no orfanato.

Quando você acha que o filme não vai sair do lugar, a garota se mata, atormentada por visões (já que ela enlouqueceu após os traumas de infância) e a amiga dela descobre uma instalação escondida na casa, onde pessoas eram torturadas. A instalação é comandada por um grupo de pessoas, procurando saber o que há após a morte e que torturam pessoas até o limite, para descobrir. No final, a amiga acaba virando a nova vítima do grupo e morre. :D

Seven - Os Sete Crimes Capitais
Se7en, 1995
Ok, não é terror, terror, mas tem um finalzinho muito do filho da puta e tem umas cenas violentas, então vou colocar sim na lista. Estrelado por Brad Pitt e Morgan Freeman, e dirigido por ninguém mais ninguém menos que David Fincher (aquele cara só dirige filmes com finais uat, tipo Clube da Luta e Garota Exemplar), o longa acompanha dois detetives (Pitt é o novato e Freeman está prestes a se aposentar) que estão investigando um serial killer que mata usando os Sete Pecados Capitais como inspiração.

Enquanto o filme passa, vemos eles encontrando os corpos das vítimas, todos em relação a um pecado capital. No final, faltava só dois pecados: Inveja e Ira. O assassino vai e se entrega, mas não antes de terminar seu trabalho. Ele tem uma entrega para os detetives, que ao abrirem a caixa, encontram a cabeça da esposa grávida do novato. Ele não se aguenta e mata o assassino. Ou seja, o assassino tinha inveja da vida do novato e ao ver a esposa grávida morta, o novato mata o cara, ira. I know, right?

A Noite dos Mortos Vivos
Night of the Living Dead, 1968
Filme mais antigo da lista e precursor dos filmes de zumbi, esse clássico preto e branco dirigido por George A. Romero tem como história dois irmãos que se encontram no meio de um apocalipse zumbi. Eles se escondem em um celeiro, junto com outros sobreviventes e por aí vai.

No fim, o irmão da protagonista (que a esse ponto já morreu) é forçado a matar as duas pessoas restantes, além dele. No outro dia, um grupo de patrulha que havia se formado para matar os zumbis chega na casa e confunde o cara com o zumbi, o matando. O pior é que não tem nem como argumentar, por que os zumbis do filme só são brancos e pálidos, podendo facilmente confundir com um humano. Portanto, é aquele ditado, vamo fazer o quê?

O Nevoeiro
The Mist, 2007
Sem dúvidas, o final que mais mexeu comigo foi esse e sei que muitos irão concordar. Esse ótimo filme é baseado num conto de Stephen King e pegou todo mundo de surpresa, já que o final do conto não é esse. A história mostra um grupo de pessoas que se veem presas num supermercado, enquanto um nevoeiro isola a cidade, trazendo criaturas perigosas consigo. No conto, David (interpretado por Thomas Jane no filme) e seu filho pequeno sai com alguns sobreviventes numa caminhonete, com a esperança de achar o fim do nevoeiro em algum lugar.

No filme, as coisas são MUITO diferentes. Ao invés de nos trazer a sensação de "ah, eles estão bem", o final fode com o emocional de qualquer. Eles saem na caminhonete sim, mas quando a gasolina acaba, eles entram em consenso que não há saída e fazem um pacto de suicídio. Eles pegam uma arma e dão a David para que ele possa matá-los. No entanto, só há 4 balas. Após matar as 3 pessoas no carro e seu filho pequeno (!!!), David sai do carro esperando que uma das criaturas possa matá-lo. Só que ele é surpreendido por um carro do exército, salvando-o!! Ou seja, foi tudo em vão. É tipo: "Agora que você terminou o filme, pode ir pro canto da sala e pensar em como a vida é uma fela da puta".

por Neto Ribeiro

14 comentários :

  1. Nao existe filme mais triste do que o Musical da Björk, "Dancer in the Dark". Como diria a velha do Sai de Baixo, todos os filmes acima ficariam NA CHÔN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rislley5/04/2016

      Realmente, esse filme é lindo. Triste do começo ao fim...

      Excluir
  2. A Mosca da Cabeça Branca.

    ResponderExcluir
  3. Colocando todos na lista para assistir, exceto os 7 crimes capitais que já vi e amei!! hehehe

    ResponderExcluir
  4. Faltou "A Bruxa"...tô até hj no "uat"...

    ResponderExcluir
  5. Vale a pena ver todos esses filmes? Com exceção de nevoeiro que eu já assisti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, todos os outros 7 filmes são ótimos.

      Excluir
  6. Faltou mesmo "A Chave Mestra".
    Achei o final fantástico.

    ResponderExcluir
  7. Lembrei que faltou também arraste-me para o inferno pois o final não é nada bom para a protagonista.

    ResponderExcluir
  8. O Homem de Palha, de 1973 é um filmaço, e esse britânico Sem Saída também nos deixa perplexos, ninguém esperava aquele final.

    ResponderExcluir