30 de maio de 2016

#Top 10: Filmes de Home Invasion


Deixando a preguiça de lado, decidi listar os 10 melhores filmes em Home Invasion do gênero. Com exceção ao Found Footage, o Home Invasion foi o subgênero que mais se destacou na ultima década, não pela quantidade de filmes, mas sim pela qualidade dos poucos filmes lançados. Alguns até são apontados como futuros clássicos e outro destaque positivo é que não só os filmes americanos estão nessa seleção, o subgênero alcançou países como a França e a Espanha.

Sem mais delongas vamos a seleção. Lembrando que esse top 10 é uma seleção pessoal, caso falte algum filme na lista, me falem nos comentários da postagem.

#10º Lugar: Hush - A Morte Ouve (2016)


Novo filme do diretor Mike Flanagan (Absentia, O Espelho) produzido e feito diretamente para o Netflix. O filme acompanha Maddie Young (Kate Siegel), que após perder a audição ainda na adolescência decide viver em isolamento em um local afastado da cidade grande. Certa noite um estranho invade o local e Maddie deve superar sua deficiência para continuar viva.

O filme se mantem durante toda a duração, é eficiente mesmo não sendo nenhum pouco inovador. A ideia básica lembra ligeiramente Mischief Night que eu já resenhei aqui no blog. A ideia do Mischief é basicamente a mesma, um mascarado invadindo uma casa em que uma deficiente está hospedada. A diferença é que em Hush a garota é deficiente auditiva e em Mischief, visual. E a diferença principal: Hush é eficiente, Mischief não, por isso entra na lista.

#09º Lugar: Uma Noite de Crime (2013)


Esse é um caso engraçado, eu considero Uma Noite de Crime um dos filmes mais decepcionantes dessa safra de filmes de terror atuais, isso porque a ideia principal poderia ter rendido algo muito mais tenso e caótico, mas a ideia não foi usada da forma devida e acabou de virou só um bom filme de home invasion.

Em uma América devastada pelo crime, o governo sancionou um período de 12 horas anuais em que toda e qualquer atividade criminosa, incluindo assassinato, é legal. A polícia não pode ser chamada e os hospitais suspendem ajuda. É uma noite em que a cidadania se regula sem pensamento de punição. Nesta noite atormentada pela violência e por uma epidemia de crime, uma família luta com a decisão de quem eles se tornarão quando um estranho bate à sua porta.

A ideia foi usada de forma melhorada na continuação: Uma Noite de Crime: Anarquia, mas como a lista é só sobre home invasion, o primeiro ganha um lugar merecido como bom filme do subgênero.

#08º Lugar: Os Estranhos (2008)


Filme de estreia do diretor Bryan Bertino, que também assinou o roteiro inspirado em uma experiencia que teve na infância, em que certa madrugada estranhos bateram em sua porta perguntado por alguém que não morava ali, na manhã seguinte ficou sabendo que os vizinhos haviam sido assassinados na mesma madrugada. Tal fato foi a fonte de inspiração para Os Estranhos, que também se inspira nos assassinatos de Charles Manson que chocaram os anos 70.

Além dos casos reais o filme tem influencia do francês Eles (Ils, 2006) e o clássico Halloween - A Noite do Terror (1978).

#07º Lugar: Violência Gratuita (2007)



Michael Hanake decidiu refazer o seu filme austríaco lançado em 1997 para o público americano melhorando alguns aspectos do filme lançado 10 anos antes e o que ele faz aqui merece total destaque na lista, já que mesmo sendo um filme mainstream americano, não segue nenhuma regra imposta por filmes desse tipo. O diretor não poupa o expectador, quebrando a quarta parede e apresentando a violência de forma crua, mesmo que pouco gráfica.

Violência Gratuita é um dos filmes mais tensos e revoltantes que eu já vi nesse subgênero e só por isso já merece um lugar na lista.

#06º Lugar: Horas de Medo (2011)


Produção espanhola lançada em 2011, Narra a história de uma família que acaba de se mudar para uma nova casa, onde dias depois é invadida por 3 bandidos mascarados que pretendiam roubar a casa. Por uma sequencia de eventos, o assalto dá errado e a família é feita de refém na própria casa.

O filme demora bastante para engrenar, mas quando engrena é um sucessão de cenas de brutalidade e violência, incluindo estupro e gore. De todos na lista é o filme mais brutal e pessimista, só por isso merece um lugar da lista, mesmo não sendo um grande filme.

#05º Lugar: Um Clarão nas Trevas (1967)


Esse é um clássico de suspense que não podia ficar de fora da lista. Com certeza serviu de inspiração para os já citados Hush - A Morte Ouve e o fraco Mischief Night. A ideia central é a mesma: intrusos invadem a casa de um deficiente visual que tem que superar sua limitação para sair viva.

O filme é mais que um filme de home invasion. A trama é digna dos filmes do Hitchcock. No enredo, Susy, casada há pouco com o fotógrafo Sam Hendrix, ficou cega após um acidente. Enquanto se acostuma com a nova realidade, seu apartamento é invadido por três criminosos à procura de uma boneca recheada de heroína. Acontece que durante um voo, Sam aceitara segurar a boneca para uma senhora que desaparecera em seguida. Os invasores são cúmplices da mulher, que encontraram morta no andar de baixo do prédio. Agora, eles se fazem passar por policiais e amigos de Sam e inventam uma investigação sobre homicídio em que somente a boneca pode salvá-lo.

Desconfiada enfim da história e à mercê do psicopata Roat e seus não menos violentos companheiros, Susy precisa lutar pela vida, valendo-se apenas dos sentidos que lhe restam, notadamente o tato e a audição.

#04º Lugar: Você é o Próximo (2011) 



Esse divide opiniões. Conheço uma galera que não gosta desse filme e muita gente fala mal, como essa lista é pessoal eu não posso deixar de incluir, considero You're Next um dos melhores filmes nesse estilo. O jogo virá de forma sensacional e os caçadores viram a caça como poucas vezes foi visto em um filme de terror.

Paul e Aubrey Davison vão comemorar seu aniversário de casamento em sua casa no campo, e convidam seus filhos para a celebração.A família toda se reúne. O primeiro a chegar é Crispian, que vai à festa ao lado da namorada Erin, seguido pelos irmãos e seus respectivos cônjuges. A festa segue em frente, apesar das velhas rivalidades ressurgirem, criando um certo mal-estar entre os presentes. Durante o jantar, quando uma discussão está em seu ápice, algo surpreende os presentes,uma janela da casa é quebrada. É o início da luta desesperada pela sobrevivência, a família é atacada por estranhos que usam máscaras de animais, instaurando o pânico naquela que deveria ser apenas uma festa de celebração.

#03º Lugar: Alta Tensão (2003)


O segundo filme da carreira do diretor Alexandre Aja, que mais tarde dirigiu as refilmagens bem sucedidas de Viagem Maldita e Piranha, entre outros filmes. Alta Tensão faz parte do movimento “New French Extremity”, filmes transgressores lançados na década passada na frança que incluem filmes como A Fronteira, A Invasora, Desejo e Obsessão, entre outros. Embora não seja totalmente um filme de home invasion pode facilmente ser considerado como tal, tendo em vista que o pontapé inicial para todo o horror que se segue no filme é uma invasão a uma casa. Casa essa em que as protagonistas estão hospedadas e são vitimas de um assassino sádico e sanguinário.

O filme foi lançado em 2003 na frança e só saiu aqui no Brasil em 2007 direto em DVD pela Europa Filmes. Fez um sucesso considerável e muitos consideram - eu incluso - um dos melhores filmes de terror da década.

#02º Lugar: A Invasora (2007) 


Falando em New French Extremity e Home Invasion, A Invasora não podia ficar de fora. É sem dúvida um dos filmes mais sangrentos e tensos dessa linha de filmes vindos da França. A direção é da dupla Alexandre Bustillo e Julien Maury e o filme foi lançado em 2007 na frança e foi lançado em DVD no Brasil no mesmo ano pela Califórnia Filmes em uma edição Unrated para nossa alegria.

No enredo Sarah (Alysson Paradis), está grávida e em luto após a morte do marido em um acidente de carro em que ela dirigia. Por sorte, Sarah sobreviveu e espera a chegada do filho ainda não nascido. Isolada na véspera do natal ela recebe uma visita de uma estranha (Béatrice Dalle, de Desejo e Obsessão)que logo invade sua casa e espalha o terror. O filme cumpre o que promete e é facilmente um dos filmes mais extremos dessa leva de filmes franceses de terror.

#01º Lugar: Eles (2006) 



O primeiro lugar da lista também é uma produção francesa, mas não faz parte do movimento New French Extremity. O grande trufo de Eles é criar clima, tensão e mistério sem mostrar quase nada. É o tipo de filme que é bom assistir sabendo o minimo possível. Tem algo sobrenatural? Quem ou o quê são esses invasores? O filme só responde isso na parte final e até lá a tensão é crescente e o filme se mantém até o desfecho que é ainda mais impactante quando você assiste sabendo o minimo possível. Não vou entrar em detalhes da trama para evitar spoiler ou algo do tipo, só recomendo que assista. Merece o primeiro lugar na lista.

+ + +

Comentem o quê vocês acham de filmes de Home Invasion e me digam se faltou algum filme na lista. Até a próxima!

6 comentários :

  1. Gosto muito da temática, mas o essencial para filmes desse tipo é que tenham muito clima de suspense e mistério. Pois se não será só mais um filme descartável. Faltou o ótimo temos vagas que não deixa de ser um filme inovador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo totalmente, por isso mesmo eu coloquei "Eles" em primeiro lugar da lista, é um suspense com tensão crescente e com o clima muito bem trabalhado.

      Quanto ao Temos Vagas, pensei em incluir na lista, mas lembrei que se passa em um hotel e não em uma residencia, então desconsiderei, mas o filme é muito bom sim.

      Excluir
  2. Acabei de ver Hush, gostei muito, mas em alguns momentos perdeu o ritmo. Gostei mais do Mischief, senti mais tensão do que nesse filme.

    ResponderExcluir
  3. Eu amo esse site vcs são demais

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12/26/2016

    Os únicos bons desta lista são Hush e Você é o próximo, o resto ví tdos e não curtí.

    ResponderExcluir