26 de outubro de 2016

Crítica: Harper´s Island - O Mistério da Ilha | 1ª Temporada (2009)


Trago para vocês essa semana a crítica de uma série que acabou se saindo melhor que muito filme por aí. Harper's Island, ou O Mistério da Ilha, só teve uma temporada exibida e foi cancelada por baixa audiência. Mas de uma forma ou de outra, ela funciona melhor como uma minissérie, pois tem a história fechadinha e sem ganchos.

Ela foi exibida pelo canal CBS em 2009 mas tomou fama aqui no Brasil depois que passou na SBT – ainda no mesmo ano. Mesmo com um teor violento e mortes sangrentas, Harper’s Island foi exibida no horário nobre, às 21h e chegou a alcançar a vice-liderança no IBOPE várias vezes.

Com o intuito de trazer o subgênero slasher para um formato televisivo, a história acompanha A Ilha de Harper, um lugar isolado e calmo até que um assassino chamado John Wakefield assassina 6 pessoas, incluindo a esposa do xerife. A filha deles, Abby Mills (Elaine Cassidy) deixa a ilha tempos depois para seguir a vida.

13 episódios. 25 suspeitos. 1 assassino.
Sete anos depois, Abby retorna à ilha para o casamento de seu melhor amigo, Henry (Christopher Gorham) com Trish (Katie Cassidy), que acontecerá lá. Junto dela estão várias convidados, amigos e familiares dos noivos preparados para uma semana de festividades e alegria.

No entanto, assassinatos começam a acontecer. A princípio, pequenos desaparecimentos, mas as mortes tomam proporções assustadoras quando percebem que o responsável por elas possa estar copiando os passos de Wakefield. Durante os 13 episódios, vemos os convidados morrerem enquanto o mistério aumenta. Quem é o novo assassino, quais são os seus motivos e o mais importante: quem é o próximo?

Assisti à série na primeira exibição no SBT (que chegou a reprisá-la mais duas vezes em 2010 e 2013). Desde então, não havia revisto, pelo menos até recentemente. Harper’s Island continua uma das minhas séries favoritas, ainda que eu tenha grandes problemas com o início arrastado da série. O ritmo dos 6 primeiros episódios é bem lento e as mortes que ocorrem são apenas de “figurantes”, digamos assim. Além de que temos que enfrentar dramas familiares e românticos que não adicionam muita coisa à trama.


Mas a partir do 6º episódio a história começa a esquentar, personagens mais importantes começam a encontrar seu destino nas mãos do assassino e o mistério aumenta o ritmo. Digamos que, comparando a um filme slasher, os 5 primeiros episódios funcionam como os 20 minutos iniciais.

Um detalhe interessante é que os títulos dos episódios foram nomeados com base em "sons" relacionados à mortes do episódio. Exemplo: "Crackle" (crepitação, uma personagem é queimada viva), "Bang" (um personagem é morto com um tiro), "Splash" (uma personagem se joga de um penhasco no rio) e por aí vai.

Quanto às mortes, são bem feitas e caprichadas. Algumas incomoda o uso de CGI, outras são usados efeitos práticos. Tem muito sangue e a série não hesita em mostrar os corpos. Ah, e no total, durante os 13 episódios houveram 29 mortes!


Pesquisando por aqui, a estreia de Harper's Island foi uma das maiores da season de 2009. Creio que o cancelamento da série se deve a um tipo de sabotagem da própria emissora, já que ela era exibida nas quintas até o 3º episódio e a CBS começou a exibi-la nos sábados - dia não muito recomendável para séries. Como falei no início, o bom é que a série foi bem concluída e funcionou como minissérie.

Claro, a série não é perfeita. Revendo hoje com uma opinião mais formada, percebi algumas falhas. Se você é um daqueles chatos "história-nada-original-clichê-mi-mi-mi", não veja a série ou só terá dor de cabeça. HI é uma mistura (bem-feita) de filmes slashers e tem muito clichê sim. Outra coisa que me incomodou foi a demora pra série engrenar. Deveria ter tido 10 episódios, a história teria mais mobilidade sem parecer arrastada ou rápida demais. Durante os 5 primeiros episódios, muitas mortes ocorrem mas parece que ninguém percebe que tem gente sumindo.


Harper's Island, no entanto, consegue cumprir o que promete e pode agradar a muitos fãs de terror, apresentando uma trama interessante o bastante para te deixar vidrado durante todos os episódios (se vocês aguentarem os 5 primeiros, prometo).

por Neto Ribeiro
Criada por: Ari Schlossberg
Canal: CBS
Episódios: 13
Elenco: Elaine Cassidy, Christopher Gorham, Katie Cassidy, Cameron Richardson, Adam Campbell, C.J. Thomason, Jim Beaver



Um comentário :