27 de janeiro de 2017

10 Filmes de Epidemia para você Assistir


Olá pessoal, hoje eu vou falar sobre filmes com epidemias e pandemias. Antes de começar, eu preciso dizer que ignorei alguns conceitos, por exemplo, filme de zumbis e de pessoas raivosas não vão entrar na lista. Aqui vou ficar na questão de doenças como a gripe, febre, bactérias... Entre outras semelhantes, eu também ignorei alguns eventos como viagens no tempo (12 Monkeys de 1995 já foi muito citado por aí), ou filmes que usam a infecção como subtrama para uma história não relacionada as epidemias como o filme 'Paneta dos Macacos'. Outro ponto que devo ressaltar é que nem todos os filmes mencionados aqui vão ser de terror, alguns estão voltados para um drama ou suspense e, por fim, estou focando em vírus mortais, nesse sentido não estou incluindo longas como: Filhos da Esperança (2006) e Ensaio sobre Cegueira (2008).

E porque eu escolhi esse tipo de filme? Bem... Uma pandemia no mundo é algo real e que pode acontecer a qualquer momento. O mundo vem sofrendo com pandemias há séculos, a primeira pandemia que se tem registrada foi a peste Negra no século XIV. Depois tivemos a Gripe Espanhola em 1918 que matou mais pessoas do que a primeira guerra mundial. Em 2009 tivemos o surto da gripe H1N1 que se espalhou rapidamente, causando terror no mundo, em 2014 e 2015, o Ebola assustou o mundo outra vez com vários surtos na África. Então imagine uma doença mortal se espalhando rapidamente no mundo. O medo, o caos e terror se espalharia por todos os lugares. E o pior, ninguém sabe o que fazer ou como proceder em situações de risco como por exemplo, um membro de sua família se contaminar. 

Vamos fazer uma rápida comparação. Hoje em dia, toda a população sabe como proceder em um surto de zumbis... Se não for os zumbis do estilo "World War Z" ou "Train To Busan", acredito que as chances do mundo acabar com esse surto, é minima. Tipo: Tiro na cabeça, mata o zumbi, a mordida e arranhões são altamente infecciosos, etc.. Mas, um surto silencioso de uma gripe mortal se espalhando... Quer dizer, ninguém vê a doença entrando no seu corpo, e a pessoa só vai saber que está infectada quando os sintomas aparecerem, logo, esse tipo de vírus é muito mais aterrorizante para mim. 

Então, só para vocês se situarem, qual é a diferença entre epidemia e pandemia:

Epidemia é a concentração de determinados casos de uma doença em um mesmo local e época. Já a pandemia é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada em uma grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o planeta. Então a pandemia é obviamente mais grave do que uma epidemia.

Então, vamos aos filmes:

1 - Contágio (Contagion, 2011).

Um vírus letal, altamente contagioso, que mata 1 a cada 3 infectados, é transmitido pelo contato com pessoas infectadas ou com objetos que estas tenham tocado, se espalha rapidamente pelo planeta, enquanto a Comunidade Científica tenta descobrir uma possível cura. Contudo, a sociedade se mostra cada vez mais vulnerável à pandemia.

Esse filme foca vários aspectos de uma sociedade que está afundando no medo. É legal ver como o pânico vai se instalando no mundo (principalmente nos Estados Unidos) e como as coisas podem chegar a níveis inimagináveis. Esse filme não foca na epidemia em si, mas sim na equipe tentando descobrir de onde veio o vírus, como detê-lo e como controlar os ânimos da população que vai ficando cada vez mais tensa com o contágio. É um longa interessante que faz pensar sobre como as pessoas vão lidar num caos hipotético como esse.



2 - Contato fatal (Fatal Contact: Bird Flu in America, 2006).

Mais facilmente encontrado como 'Fatal Contact Bird Flu in America', é um filme que retrata um cenário hipotético daquilo que poderá suceder no caso de algum dia o H5N1, vulgarmente chamado por Gripe das Aves, sofrer uma mutação e a mesma se transmitir entre humanos. Um cenário assustador e catastrófico. Um fato interessante sobre ele é que em momentos durante a projeção, ao lado, aparece um número de contagem de mortos pela gripe que vai aumentando conforme o tempo passa. E também é nesse filme que falam uma das frases mais icônica nos filmes do gênero.

- Um vírus tão mortal assim, isso não é possível - Diz um agente da CCD.
- Não só é possível como aqui está ele! - Retruca a protagonista Denise Connelly (Ann Cusack).

Mesmo com uma ideia interessante, o filme segue um pouco arrastado e tem um final inconclusivo. Algumas pessoas chegaram a dizer que 'quando o filme deveria começar, acabou'. Mesmo assim, para quem gosta de história envolvendo esses contágios, vale a pena uma assistida nem que seja para ter uma opinião própria a respeito.




3 - Vírus (Carriers, 2009).

Um vírus se espalhou por todo o mundo. Sabe-se que sua contaminação é fatal. A fim de fugir de qualquer forma do contágio, quatro jovens dirigem pelas estradas dos Estados Unidos com o objetivo de chegar ao Golfo do México, onde poderiam sobreviver em uma ilha deserta e aguardar assim o fim da doença apocalíptica. Mas seus planos começam a dar errado quando o carro quebra em uma estrada isolada. O filme trás Piper Perabo e Chris Pine em seu elenco.

Não é um filme agitado com correria e caos, na verdade ele foca mais no medo dos personagens em estarem perto de alguém contaminado e no horror de estar infectado, por esse motivo ele é lento e caminha ao invés de correr. Além disso, o filme argumenta a ideia de como a família pode se voltar contra um parente infectado num mundo onde a sua própria sobrevivência é posta em risco. É um filme interessante e que consegue transmitir algumas emoções como aflição, pena e até uma sensação de 'vazio'... Entretanto, para as pessoas que procuram correria, infecção desenfreada e caos, esse filme não é indicado.



4 - A Gripe (Flu, 2013).

Não é de hoje que os asiáticos sabem fazer um bom filme, esse é um ótimo exemplo disso. Esse aqui é um longa originário da Coréia do Sul, e está carregado de drama e tensão, com muito caos e as consequências devastadoras da infecção. 

O filme se passa em Bundang, no subúrbio de Seul, que está passando por uma epidemia devastadora. Byung-woo (Erik Scott Kimerer) morre em decorrência de um vírus desconhecido. No início, o vírus não recebe importância, e a população não se previne. Em pouco tempo, centenas de moradores da região são atingidos pelo vírus. O caos se instaura. O governo do país pede isolamento da área. Enquanto isso, um especialista procura o sangue que será capaz de desenvolver a vacina contra o vírus, o sangue do portador desse vírus. 



5 - Epidemia (Outbreak, 1995).

Provavelmente esse é o filme mais famoso dessa categoria. O filme conta a história de um macaco que é portador de uma doença incrivelmente mortal e contagiosa chamada 'Mutaba'. O macaco portador é contrabandeado da África para os Estados Unidos onde se inicia uma epidemia numa pequena cidade. A partir desse momento, a equipe da CCD tenta encontrar o portador do vírus para fazer o antídoto o mais rápido possível, pois se o vírus se espalhar, poderá ser o apocalipse, além disso, o governo tem os seus próprios planos para conter a doença. 

O filme é bem interessante e impressiona pelos efeitos devastadores da doença que mata em cerca de 2 dias, o vírus em questão é inspirado no terrível Ebola que tem uma mortalidade que chega de 90% a 100% entre os infectados. Para completar, o filme tem um elenco muito interessante como: Sam Daniels, Morgan Freeman, 



6 - Pânico nas Ilhas Rochosas (Panic at Rock Island, 2011).

Esse é um filme que passou despercebido, ele é interessante por mostrar um epidemia. A história se passa na Austrália onde uma enorme festa de rock está para acontecer na famosa 'Ilha do Rock'. Um casal resolve entrar clandestinamente na ilha através de um túnel de ligação entre Sidney e a ilha, mas no meio do túnel o rapaz é infectado com algum tipo de vírus mortal e altamente contagioso. Ao chegar na ilha, o rapaz começa a infectar outras pessoas. Quando o governo descobre da epidemia, eles colocam a ilha em quarentena enquanto os médicos tentam a todo custo salvar as pessoas.

É um filme que vale uma assistida, ele possui alguns problemas e a maioria deles se devem a falta de orçamento e pelo fato do filme se levar a sério demais colocando um drama pesado quando na verdade poderia ser algo mais leve.   



7 - A cabana do Inferno (Cabin Fever, 2002).

Esse longa não se trata de um vírus, mas sim de uma bactéria assustadora e com efeitos monstruosos no ser vivo. 

Cinco amigos vão para uma cabana no meio da floresta aproveitar o final de semana, o que parecia um ótimo fim de semana se torna um pesadelo quando os membros do grupo vão sendo infectados gradualmente pelo vírus que come a carne de suas vítimas. A medida em que o vírus vai se tornando mais feroz, a amizade entre os amigos é posta em prova onde eles terão que tomar decisões cruéis. 

É um filme interessante e criativo que mostra o quão imprevisível o ser humano pode ser... Nesse filme, acredito que o maior problema dele é o elenco que não consegue transmitir empatia. Tirando esse pequeno detalhe, é um bom entretenimento. O filme gerou outras duas sequências descartáveis e um remake também interessante. 



8 - Deranged (Deranged, 2012).

Jae-hyuk é empregado de uma empresa de produtos farmacêuticos e junto aos seus filhos e esposa, leva uma vida sem surpresas. Entre tentativas variadas de ganhar mais dinheiro e realmente trabalhar dentro da área de sua formação, notícias de corpos sendo encontrados dentro d’água, nos mais variados lugares da cidade, começam a pipocar pela mídia.

E o que parecia ser um estranho fato toma proporções gigantescas, obrigando o governo a assumir o estado de quarentena na cidade. Trata-se de uma epidemia causada pelo verme górdio, que se instala no organismo fazendo com que a pessoa sinta fome e sede ao extremo, até o momento em que a sede torna-se incontrolável e a portadora se joga na água, morrendo afogada e libertando os vermes, agora prontos para sair. Até então, o górdio alojava-se em gafanhotos e outros insetos, causando neles os mesmos sintomas. Nunca em seres humanos.

Tendo ao seu favor nosso desconhecimento quanto ao porquê dele agora se alojar em nosso organismo , e até descobrir quais são os sintomas quando próximo de matar seu hospedeiro, ele se espalha num ritmo intenso e coerente. Enquanto isso, Jae faz de tudo ao seu alcance para salvar sua família, todos carregando o verme em seus organismos. E quando a esperança dá-se por encerrada, alguém anuncia ter se salvado após tomar um vermífugo que logo os médicos confirmam. Mas o remédio não se encontra mais em produção, causando um furioso pandemônio.



9 - Fim dos Tempos (The Hapenning, 2008).

Acho que esse é a película é a mais debatida até o momento, muitos gostam e muitos odeiam (Mais odeiam do que gostam) com todas as forças, mas ao mesmo tempo ele trás uma visão interessante de um possível surto viral. Esse filme teve um marketing interessante, ninguém sabia do que ele iria se tratar exatamente e as expectativas eram altas. Quando o grande mistério da história de 'Fim dos Tempos' veio a tona, foi decepcionante para a maioria do público.

Nele, árvores estão liberando uma toxina que faz as pessoas se matarem das formas mais dolorosas possíveis. Enquanto o fenômeno acontece, um grupo, ao mesmo tempo em que tentam entender o fenômeno, lutam para fugir desse inimigo invisível que parece estar os cercando lentamente.


Bem, existem muitos outros filmes sobre o tema que não foram citados aqui alguns deles até melhor que alguns que eu mencionei na lista ('Fim dos Tempos' o que eu diga), então para quem gosta desse tema, tem muita coisa boa na internet para ver.

Vocês devem estar se perguntando: "E o décimo filme?"... Pois é, acontece que decidi deixar ele para ser debatido quando ele realmente for lançado... Estou falando de "Viral" que já tem poster e trailer, mas sem data de estreia definida, apesar do filme já estar na internet.

O longa em questão A história acompanha duas irmãs, Emma (Sofia Preto D’Elia) e Stacey (Analeigh Tipton), cuja vida monótona em uma vizinhança suburbana está abalada quando um vírus parasita se espalha por toda a cidade. Eles encontram-se colocadas em quarentena e devem lutar para sobreviver enquanto todos estão sendo infectados.Vamos aguardar para ver se esse filme realmente vale a pena.

Mas e você, tem algum filme do gênero que gostou e gostaria de comentar a respeito? Deixe um comentário. Abraços e até a próxima pessoal.

Por: Michael Kaleel.


Postar um comentário